Como prevenir e remediar lesões no joelho?

 20/02/2020


Difícil encontrar alguém que faz esportes ou academia que não tenha tido qualquer problema com os joelhos pelo menos uma vez na vida. Mas se essa articulação costuma ser a primeira “a dar problema”, isso não significa que a atividade física deva ser deixada de lado. Mexer o corpo e ter joelhos saudáveis é possível sim! E a confirmação vem de descobertas científicas recentes.

Um estudo que inocenta os exercícios físicos sob a acusação de ”detonar “os joelhos vem da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram sinais inflamatórios nessa articulação de homens e mulheres entre 18 e 35 anos, antes e depois da corrida. E adivinha? Os índices de inflamação na região caíram após 30 minutos de atividade.

Ficou animado? Para os joelhos colherem os benefícios dos exercícios sem problemas, algumas medidas são fundamentais! Entre os principais fatores que provocam lesão na área estão o baixo condicionamento físico e flexibilidade limitada. A melhor maneira de resolver essas questões é investir no preparo físico e aquecimento antes do exercício. Não esquecendo que o ritmo de treino deve aumentar de maneira organizada!