Você se sente confortável ao sentar, caminhar e deitar ou sua coluna dá sinais de que algo está errado? Muitas vezes, a origem do incômodo está na posição inadequada do nosso corpo. Os sintomas logo aparecem: dor lombar, fadiga e até mesmo lesões são algumas das consequências da má postura.
Aliás, a postura incorreta compromete o funcionamento do nosso corpo, razão pela qual é preciso dar a devida atenção ao tema. Nossa produtividade e até o sono podem ser afetados. Em casos mais graves, ela atinge a coluna de tal modo que apenas uma intervenção cirúrgica é capaz de solucionar o problema.
Abaixo, as principais consequências da má postura:
- Dor lombar - tende a surgir quando ficamos muito tempo parados, sentados de forma inapropriada ou em uma posição cuja coluna esteja curvada ou torta em vez de ereta. Todo cuidado é pouco ao carregar peso, pois a prática pode resultar no mesmo problema. Muitas vezes, as nádegas e as pernas também são atingidas.
- Lesões - acometem principalmente pessoas que ficam por um longo período em uma única posição. Por isso, eles têm mais chances de desenvolver hérnia de disco na área cervical.
- Dor de cabeça e no pescoço - De modo geral, as dores de cabeça ocorrem por causa da tensão muscular proveniente da postura incorreta.
- Cifose - A cifose é comum em idosos que sofrem de osteoporose e mantêm a postura incorreta. O problema é favorecido ainda pela falta de exercícios, os quais são importantes para fortalecer a musculatura e conservar a coluna ereta.
- Insônia - Incômodos ocasionados pela má postura podem prejudicar também a qualidade do sono. De fato, fica difícil dormir bem sem que consigamos relaxar. Por isso, encontrar a posição ideal é importante para evitar problemas de coluna e ter um repouso tranquilo.