O que é GONARTROSE e como tratar?

 21/12/2020


A gonartrose é a artrose no joelho, comum em pessoas com mais de 65 anos de idade, embora as mais afetadas sejam as mulheres durante a menopausa, que geralmente é causada por algum trauma direto, como um tombo em que a pessoa cai com os joelhos no chão, por exemplo. 

A gonartrose nem sempre tem cura, mas é possível diminuir a dor, aumentar a amplitude dos movimentos, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente com o tratamento que pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e com sessões diárias de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes. O tempo de tratamento varia muito de um indivíduo para o outro, mas nunca será inferior a 2 meses. 

Técnicas de mobilização da articulação e manipulação, também são indicadas porque aumentam a produção de líquido sinovial que irriga internamente a articulação e diminui a dor crônica. Quando a pessoa possui alterações como desequilíbrio, má postura e desvios do joelho para dentro ou para fora, podem ser usados exercícios que melhoram a postura e corrigem estes desvios, como a reeducação postural global, por exemplo. 

As mulheres geralmente são afetadas após os 45 anos e os homens após os 50 anos de idade, mas praticamente todos os idosos com mais de 75 anos sofrem com artrose no joelho. Acredita-se que a artrose no joelho possa surgir precocemente, antes dos 65 anos de idade nas seguintes situações: Mulheres na menopausa; pessoas com osteoporose; em caso de carência de vitamina C e D; pessoas que estejam acima do peso; pessoas com diabetes ou colesterol alto; pessoas que têm os músculos da coxa muito fracos; em caso de rompimento do ligamento cruzado anterior ou ruptura do menisco no joelho; alterações como genovaro ou genovalgo, que é quando os joelhos estão voltados para dentro ou para fora.


TAGS