12/11/2020
Por fazerem parte da zona de sustentação do corpo, o pé e tornozelo recebem uma carga enorme proveniente da nossa rotina. E durante o dia, são poucos os momentos em que eles têm efetivo repouso.
Confira as principais doenças do pé e tornozelo entre os esportistas:
Tendinite do tendão tibial posterior: Causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Essa lesão é mais comum do que se imagina e é frequente em pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres.
Fratura por estresse: Ela é diagnosticada, geralmente, em praticantes mais pesados e que não utilizam um tênis com amortecimento ou que não tenham uma boa biomecânica da corrida.
Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo: Uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas.
Fascite plantar: Para quem pratica corrida de rua, os pés podem ser focos de lesões devido à natureza da atividade física. Ela é sentida através de uma fisgada na planta do pé, que aparece porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo (que em geral é reto), tensionando e sobrecarregando suas estruturas.