24/08/2020
A canelite é uma inflamação no osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que estão inseridos nesse osso. Seu principal sintoma é a dor forte na canela sentida quando se faz exercícios de alto impacto, como a corrida. Apesar de ser comum em corredores, ela também pode surgir em atletas do futebol, tênis, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros.
Causa de exercícios físicos que possuem impacto repetitivo, mas também pode ser resultado da prática de exercícios em superfícies irregulares, falta de alongamento e até mesmo condições genéticas.
Uma das melhores formas de prevenção é alongar antes do exercício, para preparar o músculo para a atividade física, e aumentar gradativamente o exercício para evitar não só a canelite, como também outras lesões.
Outras causas que podem levar ao aparecimento deste problema são são: uso de calçados inadequados; exercícios excessivos para perna; excesso de carga; atividades físicas de alto impacto; prática de exercício em solos irregulares; pisada errada; fatores genéticos; e falta de alongamento.
A dor também pode ser resultado de fraturas, infecções locais e até mesmo tumores, mas essas causas são mais raras.