13/08/2020
O joelho é uma articulação de grande amplitude situada na porção central do membro inferior. É formado pela patela, tíbia e fêmur. Realiza, em diferentes planos, os movimentos de flexão, extensão e rotação axial, sendo que esse último acontece somente quando o joelho encontra-se fletido a 90 graus.
Já o quadril, possui músculos que estabilizam o movimento de flexão do joelho ao agachar, por exemplo. São eles: o glúteo medio e glúteo mínimo. Fortalecer esses músculos dará mais estabilidade ao movimento. Esses músculos fazem parte do grupo responsável por abduzir o quadril; caso estejam sem força o suficiente, irão favorecer o valgo do joelho.
Ainda favorecendo o desvio do joelho da sua trajetória normal, podemos citar o encurtamento dos adutores do quadril. Esse é um dos mecanismos que irá contribuir para o deslocamento medial do joelho. Ou seja, um enfraquecimento nos abdutores de quadril pode gerar um incremento no movimento do joelho no plano frontal e um aumento na sobrecarga da articulação patelofemoral.