Instabilidade Patelofemoral

 28/06/2021


Uma condição médica que causa dor no joelho, principalmente durante atividades que envolvam flexão do joelho, como subir e descer escadas ou agachar, por exemplo.

Esse problema costuma afetar pessoas fisicamente ativas na faixa etária dos 30 anos, principalmente mulheres, devido às diferenças estruturais na largura da pelve.

Quem sofre com instabilidade patelofemoral sente constantemente a sensação de falseio e têm a impressão de que a qualquer momento a patela vai sair do lugar.

Por conta disso, e devido à incapacidade que a instabilidade patelofemoral pode provocar, seja durante a prática esportiva ou mesmo no dia a dia quando se caminha, tratar esse problema é imprescindível, pois essa condição pode contribuir para o desenvolvimento de artrose e até mesmo luxação da patela.

O tratamento conservador baseia-se em sessões de fisioterapia para que haja o fortalecimento dos músculos do quadril e coxa, e ainda, uma melhora da flexibilidade muscular. Normalmente, o tratamento não cirúrgico é indicado nos casos em que ocorreu apenas um episódio de luxação. Agora se o deslocamento da patela é recidivante (se repete), uma cirurgia pode ser indicada.

Como prevenir é melhor que remediar, procure fazer exercícios de fortalecimento dos músculos da coxa, pois isso ajuda a proteger a articulação do joelho.



TAGS