Cisto Sinovial

 14/06/2021


O cisto sinovial é um tipo de tumor benigno que habitualmente apresenta-se como um pequeno nódulo arredondado acima das articulações ou tendões, principalmente das mãos e punhos.

Em síntese, o cisto sinovial é uma bolinha de consistência mole, que surge geralmente acima do punho ou nos dedos da mão. Essa condição médica pode afetar pessoas de todas as idades.

A teoria mais aceita é de que pequenas lesões da cápsula articular, causadas por traumas ou esforço repetitivo, propiciam o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, fato que favorece a formação do cisto.

Além disso, o defeito na formação da articulação também contribui para o surgimento desse problema.
Cistos sinoviais geralmente não causam dor. Porém, como crescem próximos às articulações e tendões, se houver a compressão de algum nervo, sintomas como dor, formigamento, perda de força ou diminuição da sensibilidade podem surgir.

Em muitos casos não é necessário tratamento médico para essa condição, pois o cisto some sozinho. Todavia, em casos mais graves, nos quais o cisto provoca dor ou atrapalha a movimentação da articulação, tratamentos como compressão com uma tala para imobilização, utilização de medicamentos, aspiração do cisto, fisioterapia e, em último caso, cirurgia.



TAGS