20/05/2021
Você pode estar começando uma nova atividade física ou ser um corredor acostumado a percorrer longas distâncias. Não importa: de um jeito ou de outro, estará suscetível a sentir o corpo dolorido após um treino dedicado na academia. A dor muscular de início tardio (DMTI), que sentimos de um a dois dias após o exercício, é comum e resultante do estresse a que submetemos os músculos durante o exercício.
É normal que você sinta esse tipo de dor nas seguintes ocasiões:
A primeira recomendação é básica: treine de acordo com o seu condicionamento físico e avance na modalidade esportiva aos poucos, sem apressar a sua evolução pessoal.
É muito importante respeitar o período de repouso entre os treinos, que pode variar de 24 a 48h. Neste período, as fibras musculares passarão por um processo de cicatrização. Se você treinou membros inferiores em um dia, deixe o treino seguinte dedicado aos membros superiores.
Aplicar gelo ou compressas geladas sobre o músculo dolorido é uma outra alternativa, uma vez que ajuda a diminuir o inchaço e o desconforto na região.
A massagem também é positiva porque aumenta a circulação sanguínea nos músculos afetados, aliviando dores e inchaço. Outra dica é investir na recuperação ativa, ou seja, terminar o treino com exercícios leves e de baixa intensidade. Por fim, lembre-se que outros hábitos contribuem para uma boa recuperação muscular após o treino, como uma alimentação equilibrada e nutritiva, ingestão de água e alongamentos.