3 Lesões comuns na academia

 07/01/2021


No início do ano, nada melhor do que começar agora a entrar em forma, não é mesmo?

Mas atenção, as lesões mais comuns em iniciantes na academia, de um modo geral, ocorrem devido ao uso excessivo de determinado músculo, fruto da inexperiência ou da falta de auxílio de um instrutor. 

  1. Mialgia: Essa é a famosa “dor nos músculos”, que geralmente ocorre quando eles são exageradamente tensionados devido ao uso excessivo durante exercícios físicos ou mesmo por lesões musculares bastante comuns em academias. O recomendado para evitar esse tipo de distúrbio é praticar algumas sessões leves de alongamentos durante e depois dos exercícios, além de massagens e aplicações de gelo para o resfriamento do local.

  2. Tendinite do quadríceps: É a inflamação do tendão que liga o músculo localizado na parte dianteira da coxa ao osso da patela (joelho). Isso geralmente ocorre devido a movimentos bruscos de corridas, saltos, mudanças repentinas de direção, entre outras situações que podem resultar em pequenas lesões nas fibras desse tendão. A dica é iniciar os exercícios com baixa intensidade e aumentar à medida que o músculo for se acostumando. 

  3. Tendinite patelar: Inflamação/lesão do tendão que liga a patela (osso do joelho) a Tíbia (osso da perna). Quando lesionado, causa uma dor intensa e, principalmente, dificuldade em flexionar essa região. Uma técnica incorreta de exercícios físicos, uma carga excessiva sobre esse tendão, a falta de um instrutor para a adequação à sua estrutura biomecânica, por exemplo, são fatores desencadeadores desse tipo de lesão que é comum entre os iniciantes de alguma atividade física.

TAGS