28/09/2020
Apesar de ser conhecido também como "cotovelo do tenista", a epicondilite lateral não é um problema limitado a quem pratica esse esporte. Trata-se de uma inflamação dos tendões do cotovelo muito comum a quem realiza movimentos repetitivos com o punho e os dedos.
Os músculos que fazem a extensão do punho e dos dedos tem origem na parte lateral do cotovelo, em uma proeminência óssea chamada epicôndilo lateral. Diversos músculos extensores são originados nessa região e quando o punho está virado para cima, estendido, esses músculos contraem-se, gerando tensão em sua origem. Quando ocorre sobrecarga e desgaste dessa região, pode ocorrer fissuras no tendão, iniciando um processo inflamatório e levando, assim, à epicondilite lateral.
Esse problema é mais comum em pessoas com mais de 35 anos. Apesar do nome, pode afetar qualquer pessoa que usa repetidamente os pulsos e os dedos nas atividades do dia a dia. Mas atletas que praticam tênis, golfe e outros esportes que consistem no arremesso são mais propensos a apresentar epicondilite lateral.