17/09/2020
O manguito rotador é um conjunto de músculos que se origina na escápula e se insere na região proximal do úmero (tubérculo maior e tubérculo menor), sendo composto pelos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor.
Ele tem a função de realizar movimentos de elevação e rotação do braço como: pentear o cabelo, estender a roupa no varal ou pendurar um casaco. Outra função importante é a de estabilização da articulação do ombro, auxiliando outras estruturas importantes como cápsula e ligamentos.
O músculo mais suscetível a rupturas é o supra-espinhal. Essas rupturas podem acontecer por traumas, microtraumas, doenças inflamatórias, impacto subacromial ou por processos degenerativos associados com o envelhecimento. Estima-se que 50% das pessoas acima de 60 anos possuam algum grau de ruptura nos tendões do manguito rotador.
Muitas vezes a lesão não é cirúrgica, indicando-se o tratamento fisioterapêutico como melhor opção. Em outros casos, dependendo do tamanho da lesão e suas características, o reparo cirúrgico está indicado.