06/05/2021
Os ligamentos colaterais são ligamentos encontrados na parte externa do joelho que conferem mobilidade e estabilidade à articulação.
Localizado entre o fêmur e a tíbia na parte interna, o ligamento colateral medial (LCM) tem como principal função estabilizar a articulação em casos de extensão, flexão e rotação externa para dentro (em valgo). Já o ligamento colateral lateral (LCL) que faz a ligação entre a fíbula e o fêmur é responsável por evitar uma rotação excessiva do joelho para fora (em varo).
A maioria das lesões de ligamentos colaterais ocorre no ligamento colateral medial (LCM) geralmente por trauma direto na parte externa do joelho com o pé fixo no chão. Podem ocorrer devido a casos de instabilidade articular, além do sobrepeso aumentar o risco de lesões.
Já as lesões do ligamento colateral lateral (LCL) não são muito comuns, mas podem ocorrer principalmente por impacto direto na parte interna do joelho ou movimentos bruscos de rotação, apresentando dor e inchaço local.
As lesões de ligamento apresentam inicialmente dor e inchaço e até hematose (derrame de sangue na articulação), porém em casos mais graves pode haver dificuldade em caminhar e até a estabilidade do joelho pode ficar comprometida.