18/03/2021
Todo praticante de esporte, seja ele de baixo impacto ou de alto impacto, com certeza já ouviu falar da famosa entorse de tornozelo.
A lesão, que tem por característica principal causar estiramento ou ruptura dos ligamentos do tornozelo, pode trazer consequências danosas ao paciente se não for tratada de maneira correta e rápida. Esportes que exigem muito das pernas, como futebol, futsal, vôlei e triathlon, estão mais associados a pacientes com o tornozelo torcido.
O que é? Como citado, o problema é caracterizado pelo tornozelo torcido, mas existem graus para sua lesão. E são três tipos diferentes.
O 1° grau da entorse de tornozelo é caracterizado pelo estiramento dos ligamentos, sem que exista ruptura, deixando inchaço e dor no tornozelo.
Já o 2°grau é conhecido como lesão ligamentar parcial. Problema que pode gerar instabilidade articular e gerar dor, inchaço e, até mesmo, edemas.
Por fim, o 3°grau, que é o mais grave, é conhecido por lesão ligamentar total. Quando o problema chega a esse nível, as pessoas possuem dificuldades para andar e deixam de ter firmeza na sustentação do próprio corpo.
Consulte sempre um profissional da área.